quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Participação em curso




A Autoridade Trânsito de Cachoeira do Sul, Antônio Reginaldo Mendes, juntamente com Aldonei Cândido, Rita Garske, Fernado Ramos, que compõem o grupo de estudos da planilha de cálculos tarifários, estiveram nesta quarta-feira (28) em Porto Alegre no TCE  participando do Curso de Metodologia de Cálculos de Tarifas de Transporte Coletivo Municipal.
 
O evento, promovido pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS, teve como instrutores os auditores públicos externos do Tribunal Airton Roberto Rehbein e Roberto Tadeu Souza Junior.
O encontro com a participação de 160 pessoas teve como público alvo secretários municipais de transportes, representantes do controle interno e membros dos conselhos municipais dos transportes. No curso, os técnicos do TCE explanaram sobre os aspectos legais e a forma de realizar o cálculo das tarifas do transporte coletivo.
Para o presidente Cezar Miola esta matéria merecia um enfrentamento muito mais detalhado. “Todos nós queremos ver uma atuação da administração pública pautada pela eficiência, eficácia, pela máxima transparência para oferecer um serviço de interesse da população, principalmente dos que mais necessitam de atenção. No caso do transporte coletivo, temos que ir além da questão tarifaria, pretendemos também debater os aspectos gerais das concessões,” finalizou.
Airton Roberto Rehbein salientou que sua palestra pretendeu instigar uma visão mais estratégica operacional e prática das metodologias tarifarias utilizadas no Brasil, fazendo, principalmente, uma apresentação focada em municípios de menor porte. Conforme Roberto Tadeu Souza Júnior, o trabalho desenvolvido foi baseado em metodologias. “Mostramos os cálculos disponíveis para remuneração do transporte rodoviário de passageiros, com ênfase no custo médio. “As dificuldades existem, podemos melhorar, principalmente no que se refere a uma justiça social maior na definição do valor das tarifas,” explicou ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário