quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Palestra do Projeto Educação Para o Trânsito, Jovens e Adultos.

No dia 02/10 funcionários da empresa Sirtec de cachoeira do sul, participaram de uma palestra do Projeto Educação Para o Trânsito, Jovens e Adultos.
Projeto este que tem por finalidade informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados no dia a dia do trânsito, bem como convida-las a unir esforços para juntos transformar o trânsito que se apresenta hoje de forma tão violenta, em um espaço mais solidário e seguro para todos. Procura-se enaltecer também a mensagem de que preservar vidas promovendo uma mudança comportamental no trânsito seja um compromisso de todos.
Entre os tópicos da palestra destacam-se, aspectos da direção defensiva, uso correto do cinto de segurança, forma correta de acomodar as crianças dentro do veículo, normas gerais de circulação e conduta e também, informações sobre o Comitê Balada Segura em Cachoeira do Sul.
Ao final todos participantes receberam materiais Educativos do Programa Balada Segura.
Pessoal atento à palestra  
 
Teste com o bafômetro descartável  de caráter educativo

Os bafômetros descartáveis são constituídos de um tubo com uma mistura sólida de dicromato de potássio e sílica em meio ácido. Quando o ar expirado pela pessoa é colhido no bafômetro ocorre uma reação de oxidorredução em que há a oxidação do etanol (álcool) à etanal (aldeído) e a redução do dicromato a cromo (III), ou mesmo a cromo (II), conforme a reação:
Visto que o dicromato possui uma cor alaranjada e o cromo uma cor verde; se a pessoa assoprar no tubo e houver a mudança da cor, isso indicará que a pessoa está com álcool no sangue acima do permitido. Quanto mais intensa for a cor verde, maior é o teor de álcool no sangue.

O bafômetro descartável é de uso simples e não serve como prova de crime contra o código de trânsito brasileiro.
Mas os instrumentos usados nas operações do Balada Segura são bafômetros mais sofisticados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário