quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mais Entidades comunitárias aderem ao Comitê Municipal do Balada Segura


O Setor de Educação Para o Trânsito de Cachoeira do Sul, que esta dando continuidade na implantação do Comitê Municipal do Balada Segura,  esteve na quarta-feira (28) no Mococa - Movimento Comunitário Cachoeirense, para apresentação da proposta do Programa ao Presidente Cláudio Petrucci e seu Conselho Deliberativo, no qual foram bem receptivos e se propuseram a unir esforços para a construção de um trânsito mais seguro. Na ocasião receberam um kit de materiais educativos da Balada Segura.
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida.
Inicialmente, atua por meio de blitze de fiscalização e educação e ações promovidas pelo Comitê Municipal, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.
A Balada Segura faz parte das ações para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito - período 2011/2020 - com o objetivo de combater a violência no trânsito e reduzir pela metade o número de mortos até 2020.


Participação em curso




A Autoridade Trânsito de Cachoeira do Sul, Antônio Reginaldo Mendes, juntamente com Aldonei Cândido, Rita Garske, Fernado Ramos, que compõem o grupo de estudos da planilha de cálculos tarifários, estiveram nesta quarta-feira (28) em Porto Alegre no TCE  participando do Curso de Metodologia de Cálculos de Tarifas de Transporte Coletivo Municipal.
 
O evento, promovido pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS, teve como instrutores os auditores públicos externos do Tribunal Airton Roberto Rehbein e Roberto Tadeu Souza Junior.
O encontro com a participação de 160 pessoas teve como público alvo secretários municipais de transportes, representantes do controle interno e membros dos conselhos municipais dos transportes. No curso, os técnicos do TCE explanaram sobre os aspectos legais e a forma de realizar o cálculo das tarifas do transporte coletivo.
Para o presidente Cezar Miola esta matéria merecia um enfrentamento muito mais detalhado. “Todos nós queremos ver uma atuação da administração pública pautada pela eficiência, eficácia, pela máxima transparência para oferecer um serviço de interesse da população, principalmente dos que mais necessitam de atenção. No caso do transporte coletivo, temos que ir além da questão tarifaria, pretendemos também debater os aspectos gerais das concessões,” finalizou.
Airton Roberto Rehbein salientou que sua palestra pretendeu instigar uma visão mais estratégica operacional e prática das metodologias tarifarias utilizadas no Brasil, fazendo, principalmente, uma apresentação focada em municípios de menor porte. Conforme Roberto Tadeu Souza Júnior, o trabalho desenvolvido foi baseado em metodologias. “Mostramos os cálculos disponíveis para remuneração do transporte rodoviário de passageiros, com ênfase no custo médio. “As dificuldades existem, podemos melhorar, principalmente no que se refere a uma justiça social maior na definição do valor das tarifas,” explicou ele.
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Conscientização na E.M.E.F. Taufik Germano

Na última quinta-feira os alunos da E.M.E.F. Taufik Germano, na localidade do Passo do Moura, receberam palestra do Projeto Educação Para o Trânsito Jovens e Adultos. Pois a escola tem procurado conscientizar não apenas os alunos, mas também seus familiares e corpo docente da importância dos cuidados e respeito às normas de trânsito.
Após a palestra com os alunos foi feita uma fala de conscientização com os professores, que foram convidados a participarem do Comitê Balada Segura. Onde receberam um exemplar do bafômetro descartável que faz parte do material educativo de conscientização do Programa.
 


 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comunidade de Cachoeira do Sul informa-se sobre Balada Segura

 


Educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil de Cachoeira do Sul participaram, na última quarta-feira (21), a partir das 9h, de reunião de sensibilização promovida pelo Detran/RS para envolver as comunidades que passarão a desenvolver a Balada Segura. O evento aconteceu no Sindicato dos Professores Municipais (SIPROM).
Essa foi a sétima edição desse trabalho de imersão no tema trânsito e de sensibilização dos diversos públicos para a construção de um trânsito mais seguro e solidário, reduzindo assim as mortes e lesões nas vias públicas. As primeiras ocorreram em Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Alvorada e Santa Maria. O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS. Na oportunidade, foram apresentados o projeto, suas metas e os resultados já conquistados.
O Setor de Educação Para o Trânsito da Prefeitura Municipal de Cachoeira do sul recebeu a incumbência de coordenar as atividades de implantação do Comitê Balada Segura, onde continuará com ações de mobilização para que mais pessoas da comunidade venham a integrar o comitê, para juntos desenvolverem ações em defesa da vida.

 

 


Os Agentes Municipais de trânsito juntamente com a Brigada Militar receberam treinamento e passaram por capacitação específica para atuar nas blitz da Operação, visando padronizar sua atuação com a dos demais municípios que compõem a rede da Balada.

Foi realizada uma blitz educativa na Rua 7 de Setembro com a montagem de todo o material da Operação Balada Segura que foi doado pelo DETRAN – RS para o Setor Municipal de Trânsito.
 

 


 
 
 

 

sábado, 17 de agosto de 2013

Participação em seminário de trânsito

A Autoridade de Trânsito do Município, Antônio Reginaldo Mendes, juntamente com agentes de trânsito e Educação para o Trânsito, participaram nesta sexta-feira do seminário de trânsito, promovido pelo 35° BPM de Cachoeira do Sul.
O seminário foi realizado em comemoração ao aniversário de 11 anos  do Batalhão de Polícia Militar.
Foram abordados os seguintes temas:
“O estado do Rio Grande do Sul e a década de ação pela segurança no trânsito”, com o tenente-coronel Ordeli Savedra Gomes.
“Priorizando a vida nas rodovias estaduais da metade sul do estado”, com o capitão Anderson Castro Rodrigues.
 “Um novo olhar pedagógico no trânsito”, com a professora Lelia Regina Toffoli dos Santos.
 “Trânsito em Cachoeira do Sul - problemas x soluções”, com o major Jaime Roberto Soligo Filho.
Para o Setor  Municipal de Transito é uma honra poder ter prestigiar o evento que foi também de grande valia na formação continuada de seus servidores.
 


 

Palestra Educação Para o Trânsito Jovens e Adultos

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da E.M.E.F. Dinah Néri Pereira participaram no último dia 14, de uma palestra do Projeto “Educação Para o Trânsito Jovens e Adultos, Conscientizar é o Caminho” do Setor de Educação Para o Trânsito da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul. Que neste dia contou com a participação especial do Assessor da Presidência do DETRAN - RS, Senhor Vitório Trovão, que estava na Cidade coordenando os preparativos de implantação do programa  “Balada Segura”. Porém na ocasião pode contribuir com sua experiência, e também concretizar a seriedade com que a Educação para o Trânsito  está sendo desenvolvida em Cachoeira do Sul.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cachoeira terá Comitê do Programa Balada Segura

Esteve no Gabinete do Prefeito na manhã de hoje, o Assessor da Presidência do DETRAN – RS, Vitório Trovão, para anunciar que Cachoeira do Sul será o sexto município gaúcho a receber o Comitê da Balada Segura.
Serão convidados a fazer parte do comitê, entidades ligadas à educação para o trânsito, Secretarias Municipais, Centro de Formação de Condutores (CFC), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA), educadores e instituições de ensino, sindicatos, entidades empresarias, veículos de imprensa e associações comunitárias, entre outros grupos representativos da comunidade. Para Trovão, o Papel deste comitê será, antes de mais nada, o de conscientização, em especial da juventude. “A ideia é que esses grupos tragam seus conhecimentos e experiências, envolvendo-se na missão de reduzir acidentes e mortes no trânsito.” destaca. A campanha é para todos, mas está focada na juventude, para que hajam com responsabilidade ao volante evitando, principalmente, a perigosa mistura de álcool e direção. Nos próximos dias, o DETRAN irá definir a data do lançamento do Comitê em Cachoeira quando, além do presidente do órgão Leonardo Kauer, virá uma equipe multidisciplinar que promoverá um dia inteiro de atividades de conscientização. O DETRAN também irá veicular anúncios de educação para o trânsito em rádios e jornais que alcancem o público jovem. A iniciativa surgiu a partir da mais recente viagem do Prefeito Neiron Viegas à Capital quando visitou a Presidência do Detran.

sábado, 10 de agosto de 2013

Atividade Educativa de trânsito em homenagem ao Dia dos Pais.


O Setor de Educação Para o Trânsito a convite da Escola Marista Roque de Cachoeira do Sul, coordenou uma atividade educativa de trânsito em homenagem ao Dia dos Pais.
Os pais tiveram a oportunidade de participar de um circuito constituído por uma minicidade, que foi dividido em dois  momentos; o primeiro eles tinham a missão de orientar seus filhos sobre o significado das placas simulando a direção de um veículo, no segundo momento, simular a travessia de uma faixa para pedestre e os cuidados que se deve ter no dia a dia do trânsito.






A atividade ressaltou o princípio de conscientizar os pais que eles precisam  dar o exemplo. O primeiro exemplo para os filhos é aquele que vem dos pais. Se o filho está acostumado a ver o pai desrespeitando a sinalização, não usando o cinto de segurança, sendo constantemente imprudente no trânsito, é provável que este filho se torne uma pessoa que não dará a importância necessária às regras. No entanto o que nossa sociedade precisa é que as  crianças herdem  de seus pais o máximo de bons valores da boa convivência no trânsito e porque não na vida.



 
 
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Congregação de esforços


Visando dar continuidade nas atividades que integram a campanha da Década Mundial de Ações Para Segurança no Trânsito foi realizado no dia 06/08 no setor de Educação Para o Trânsito uma reunião com representantes do Departamento Municipal de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, SMED, SMMA, 24ª CRE e CFC Guidare, onde foi definido o organograma das ações que serão realizadas na Semana Nacional do Trânsito 2013 que será realizada de 18 a 25 de setembro. 
 

 
 A congregação de esforços comuns visa conscientizar os integrantes do sistema viário para uma atuação segura e harmoniosa no trânsito. O próximo passo agora é a busca de novos parceiros e apoiadores para o desenvolvimento das atividades.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Palestra na Escola Dr. David Fontoura de Barcelos


         A Escola Estatual de Ensino Fundamental Dr. David Fontoura de Barcelos, recebeu no dia 06/08 o Projeto Educação Para o Trânsito Jovens e Adultos. Onde foi realizada palestra para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental.


 

 
 
 
O jovem, estudante já está inserido no cenário do trânsito e quanto mais cedo ele adotar atitudes e condutas responsáveis ele já estará contribuindo para convivência no trânsito mais saudável, e que ocorram menos acidentes no futuro. Pois é importante destacar que ele poderá vir a ser um  condutor na fase adulta colocando em pratica  atitudes favoráveis e respeito as normas de circulação e conduta com noções corretas, consciente de que o trânsito é um ambiente social para as pessoas se locomoverem e não para se colocarem em risco. (Observa o palestrante Oberdan Ezequiel Moura Pinto.)