sábado, 28 de setembro de 2013

Comissão do Comitê da Balada Segura será escolhido segunda-feira

Na próxima segunda-feira, no antigo Bar América, às 17h, será escolhida a comissão do Comitê da Balada Segura, que será formado por representantes de vários segmentos da sociedade cachoeirense.
Segundo Oberdan Ezequiel Moura Pinto, servidor do setor de educação para o trânsito da Prefeitura Municipal, está previsto para a próxima semana a assinatura do convênio entre o Estado e o Município, ato que vai dar início às atividades oficiais do programa na cidade.
 
“O comitê terá caráter consultivo, funcionando como um conselho que vai auxiliar o setor de Trânsito nas questões da Balada Segura. A parte operacional do sistema será feita pelos Agentes da Autoridade de  Trânsito do Município, Brigada Militar e Policia Civil, enquanto o comitê vai agir com maior ênfase nas questões de educação para o trânsito”, explica Oberdan.
| Autor: Assessoria de Imprensa

Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2013

No dia 25 de setembro, quarta-feira, o Setor Municipal de Educação Para o Trânsito de Cachoeira do Sul, juntamente com a comunidade, em todas as suas instâncias, participou de uma caminhada de conscientização na Rua Júlio de Castilhos e também de várias atividades na Praça Honorato de Souza Santos após a caminhada, referente ao encerramento da Semana Nacional de Trânsito.

Concentração na Praça Salgado Filho 

Brigada Militar e Agentes de Trânsito
se preparam para o início da caminhada
Antônio Mendes Autoridade de Trânsito sendo entrevistado sobre o evento
                        Major Soligo Comandante do 35 BPM acompanhado sua equipe
Alunos fazem questão de carregar a faixa de divulgação
Banda Marcial da Escola Dr. Baltazar de Bem
Alunos expõem seus cartazes  
                  Oberdan(com seu filho) e Mendes na linha de frente caminhada                 
Prefeito Neirom Viegas participa da caminhada  
 
                                             Mascote do Proerd esbanjou simpatia

 Atividades na Praça Honorato de Souza Santos com os

Colaboradores

Equipe do Exército esperando o pessoal da caminhada com suquinho geladinho 
Escola de Saúde do HCB
Corpo de Bombeiros
                                              
Guinchos PC
Simulação de acidente
Sesc com os Brinquedos para a alegria da garotada

Agentes de Trânsito com a mini cidade
Distribuição de materiais educativos
                                         Grupo do Maturidade Ativa do Sesc com o Prefeito
 
Escola de Saúde do HCB e Copo de Bombeiros
em uma simulação de atropelamento e resgate 

Todas as atividades do organograma da Semana Nacional de Trânsito de Cachoeira do sul foram realizadas com  eficácia, graças ao  comprometimento de todos os envolvidos nessa missão de transformar o trânsito que se apresenta hoje de forma tão violenta, em um espaço mais solidário e seguro para todos. Pois cabe destacar que a união solidária dos profissionais competentes, apoiadores e parceiros fizeram com que, “a mensagem de preservar vidas promovendo uma mudança comportamental no trânsito seja um compromisso de todos”, fosse transmitida.
O senhor Antônio Reginaldo Mendes, Autoridade de Trânsito do Município e o servidor do Setor de Educação Para o Trânsito, Oberdan Ezequiel Moura Pinto Agradecem a participação de todos que de alguma forma se  envolveram nas atividades da Semana Nacional de Trânsito, 2013  de Cachoeira do Sul.

Realização Setor de Educação Para o Trânsito da Prefeitura Municipal de Cachoeira do sul com o apoio; 2° BRBM, 3º BE Cmb, 35° BPM, Corpo de Bombeiros, SESC Cachoeira do Sul, Escola de Saúde do HCB, CFC Guidare, GUINCHOS PC, 24ª CRE, SMED, SMO, SMMA, Cicloativado, Gráfica e Papelarias Bitettencourt, Beco Sonorizações, Bramoto, DETRAN/RS, FAMURS.  

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividade da Semana Nacional de Trânsito

                                                          VISITA NAS ESCOLAS 

Nos dias 23 e 24, Agentes de Trânsito e Brigada Militar visitaram Escolas Estaduais, Municipais e Particulares  da Cidade para passarem informações  e orientações sobre cuidados que devem ser adotados no trânsito, bem como convidar para o evento de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, ao todo foram visitadas 25 Escolas.



                                                   DIA MUNDIAL SEM CARRO
No dia 22 o Setor de Educação Para o Trânsito participou das atividades do Cicloativado referente ao Dia Mundial Sem Carro, com a montagem da mini cidade, onde os participantes do evento receberam informações e orientações sobre cuidados que devem ser adotados no trânsito. 
 
 




 
 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atividade da Semana Nacional de Trânsito no dia 21/09

Conforme o organograma de atividades para Semana Nacional de Trânsito de Cachoeira do Sul.
Agentes de trânsito, Setor de Educação Para o Trânsito, Brigada Militar juntamente com a Autoridade de Trânsito do Município, Antônio Mendes, realizaram na manhã deste sábado (21) uma blitz na Rua 7 de setembro, dentro das ações da Semana Nacional de Trânsito.
Foram abordados 186 veículos, onde foi observado o uso correto do cinto de segurança e se as crianças estavam acomodadas de acordo com a regulamentação, ou seja:
ATÉ 1 ANO DE IDADE -- Dispositivo de retenção (bebê-conforto ou “conversível”), fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista, posicionado num ângulo de 45º.
DE 1 A 4 ANOS DE IDADE -- Cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
DE 4 A 7 ANOS E MEIO DE IDADE -- Assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança.
Quando verificado que condutor ou passageiro não estavam usando o cinto de segurança ou crianças acomodadas em desacordo com o que diz a legislação, os ocupantes dos veículos eram convidados a assistir um vídeo educativo de acordo com tal infração e ressaltando a importância do comportamento adequado para um trânsito seguro.
Foram abordados 140 veículos e 64 pessoas assistiram aos vídeos. 
 





 
A atividade propôs aos condutores e pedestres uma maior conscientização e contribuição para a diminuição dos índices de acidentabilidade, bem como Promover um trânsito cidadão, seguro e participativo, priorizando a preservação da vida. A atividade foi bem sucedida e muito bem aceita pela a comunidade.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Atividades da Semana Nacional no Trânsito no dia 19/09

Conforme o organograma de atividades para Semana Nacional de Trânsito de Cachoeira do Sul foi realizada na parte da manhã do dia 19 uma blitz educativa para condutores.
Foram feitas abordagem aos condutores para entrega de folders e fazer orientações sobre o tema. A atividade contou com a integração entre Brigada Militar, Agentes de Trânsito, Meio Ambiente, Engenheira de Trafego, e Educação Para o Trânsito do Município.
 
Foram abordados 372 veículos, sendo que alguns condutores tiveram que ser orientados a colocar o cinto de segurança ou que o passageiro colocasse por não estarem usando este equipamento que é obrigatório. Outra situação que chamou a atenção foi o grande numero de pessoas que tiveram que ser orientadas ao uso correto da cadeirinha para as crianças, na maioria dos casos o veículo estava equipado com este dispositivo, mas a criança estava fora dele ou no colo de um adulto. 
 



 





No período da tarde, foi à vez dos pedestres receberem orientações, no qual receberam também atenção especial ao atravessar a rua na faixa para pedestre um Agente de Trânsito observava e se preciso auxiliava controlando o fluxo de veículos, já aquelas pessoas que atravessavam no perímetro próximo à faixa, mas, porém fora dela eram orientados a utiliza-la e todos receberam materiais educativos e o convite para participar de uma caminhada de conscientização no trânsito previsto para o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no dia 25 de setembro.



 


 
 
A atividade propõe aos condutores e pedestres uma maior conscientização e contribuição para a diminuição dos índices de acidentalidade. Bem como Promover um trânsito cidadão, seguro e participativo, priorizando a preservação da vida, atitudes favoráveis e adequadas à locomoção no espaço social, para uma convivência no trânsito de modo responsável e seguro.
(Reportagem Jornal O Correio)
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Abertura da Semana Nacional de Trânsito

Foi aberta nesta tarde a Semana Nacional de Trânsito de cachoeira do sul em frente ao Paço Municipal. Entre os presentes estava o Senhor Prefeito Neiron Viegas, Major Soligo Comandante do 35° BPM, Antônio Mendes Autoridade de Transito, Secretário de Obras Tito Bernadi, Secretário de Governo Cristiano Schumacher. Após o momento de abertura foi realizada uma carreata, percorrendo as principais ruas da Cidade, com representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guinchos do PC e Fiscalização de Trânsito e Educação Para o Trânsito.
Esta foi uma das primeiras atividades que tem como objetivo  conscientizar a população para uma mudança de postura visando à preservação da vida. No entanto o que se pode observar que a atividade conseguiu transmitir sua mensagem, pois as pessoas paravam seu caminhar para interagir com os mascotes e os participantes.