terça-feira, 29 de abril de 2014

Operação Balada Segura em Cachoeira do Sul

Ocorreu  na madrugada de sábado, entre às 00:40 e 4h, na Rua Júlio de Castilhos, próximo ao Posto do Pingo. Operação Balada Segura, realizada
Ao todo, 23 veículos foram abordados na blitz que mal teve início e já revelou dois crimes de trânsito por embriagues ao volante. Além destes dois crimes, houveram ainda uma recusa em fazer o teste do bafômetro, três autuações por entrega de veículo à pessoa sem condições de dirigir e outras duas por estar alcoolizado mas não caracterizar crime de trânsito.
Três veículos foram removidos para o depósito e cinco carteiras de motorista foram recolhidas.
Trabalharam na blitz sete agentes de trânsito, três servidores do Departamento de Trânsito, sendo o coordenador, uma supervisora e o chefe do setor de transportes, além de quatro sargentos e três soldados da Brigada Militar.
ENTENDA MELHOR
Como é o trabalho dos agentes de trânsito e dos brigadianos:
 - O veículo é abordado pelos agentes e neste momento é solicitado a documentação do veículo e a carteira de habilitação do condutor.  Após, verificado os dados no sistema, o condutor é convidado a realizar o teste do bafômetro.
- Em caso de recusa, ele é enquadrado no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Se o indivíduo não é proprietário do veículo, o proprietário é enquadrado no artigo 166 do CTB e somente poderá retirar o veículo do local pessoalmente ou indicando outra pessoa habilitada para fazê-lo. Do contrário, o veículo é removido para o depósito.
- Realizando o bafômetro, se o condutor zerar, está liberado. Se houver uma pequena alteração, poderá fazê-lo novamente em 15 minutos. Caso ainda não zere, o valor considerado é o menor.
- Os resultados inferiores à 0,33 mgl de álcool por litro de sangue não são considerados como crime de trânsito. Caso ultrapasse essa marca, o condutor é conduzido até a Delegacia de Polícia para registro de ocorrência por crime de trânsito.
PERGUNTA
Oberdan Ezequiel, coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal
Não são poucas abordagens tendo em vista o tempo de aproximadamente 3h20min de blitz?
Como tivemos dois crimes de trânsito, uma recusa de teste do etilômetro e ainda duas outras autuações por embriagues, estas demandas ocupam os agentes e policiais militares, pois ali já são preenchidas uma série de documentações que vão para o Detran e para a Polícia Civil. Nos casos de crimes de trânsito é mais complicado ainda, podendo levar até 2h cada caso, até que os servidores envolvidos estejam liberados para abordarem outros veículos.






 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Departamento de Trânsito fiscaliza transporte escolar e interdistrital

O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal iniciou, nesta quarta-feira, a fiscalização do Transporte Escolar e Interdistrital de Cachoeira do Sul.
Os agentes de trânsito atuaram no interior e na zona urbana, fiscalizando oito veículos na Vila Piquiri, quatro na Barragem e seis na Rua Aparício Borges, tendo resultado em pelo menos uma multa.
O objetivo dessa fiscalização é verificar as condições dos equipamentos dos veículos, tais como pneus, cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio, sistema e sinalização, faróis, documentação do condutor e do veículo.
Nesta operação os condutores foram submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro), não tendo sido constatado nenhum motorista alcoolizado. A preocupação do Departamento de Trânsito, Vistoria e Sinalização é de que forma essas crianças estão sendo transportadas.
Para se habilitar a conduzir transporte escolar é obrigatório ser maior de 21 anos, ter o curso de formação específico, habilitação na categoria “D”, não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses e ainda apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.
A fiscalização vai continuar pelos próximos dias, abrangendo, além do transporte escolar e interdistrital, os transportes urbanos, moto frete, freteiros e táxis.
alt
alt
alt
alt

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Departamento de Trânsito intensifica fiscalização nas proximidades de escolas

Qua, 09 de Abril de 2014 16:58 | Author: Assessoria de Imprensa

Os motoristas cachoeirenses já puderam notar a ação dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito nas proximidades das escolas que ficam nas áreas centrais do município, onde há intenso fluxo de veículos.

Estas ações, que ocorrem a desde o início do mês de abril, faz parte de um trabalho de conscientização e educação para o trânsito que vem sendo aplicado, tanto nos motoristas, como nos pedestres e alunos.

Atuando de forma fiscalizadora, ou seja, multando os infratores, os agentes de trânsito estão atuando em frente às escolas, durante os horários de saída dos alunos. Entretanto, para garantir uma eficácia na segurança dos alunos, cerca de 40 minutos antes do final das aulas, os agentes já estão coordenando o fluxo de veículos nas principais ruas.

EDUCAÇÃO - As escolas Borges de Medeiros e Cândida Fortes Brandão receberam as palestras do projeto Educação para o transito jovens e adultos onde receberam também as orientações de como colaborar com os trabalhos que esta sendo desenvolvido pelos agentes de transito.

A escola Vital Brasil que já tinha recebido as palestras do projeto foi uma das primeiras a receber a operação de orientação e fiscalização. Os agentes de trânsito realizaram as atividades na Avenida Brasil com a Rua Ricardo Schaurich e Avenida Marcelo Gama na rotula da Cohab.

A ideia é tanto fiscalizar como conscientizar os condutores da importância de tomar os devidos cuidados no trânsito e proporcionar maior segurança para os estudantes nas saídas das escolas “Esta operação se dará não somente nas escolas centrais mas em todas as escolas do município seguindo um cronograma e não terá aviso prévio, justamente para coibir infratores”, falou o coordenador do Departamento de Trânsito, Oberdan Ezequiel Moura.

Nesta semana a operação resultou em nove autos de infração sendo a maioria por motociclista em situação irregular e inclusive sem possuir Carteira Nacional de Habilitação.

alt



alt