quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Operação Balada Segura

Operação Balada Segura de sexta resulta em 56 abordagens e 10 Atuações
A blitz teve início às 22 h de sexta-feira do dia 12/12/2014 na Rua Júlio de Castilhos, permanecendo na mesma até a 01h00min da madrugada, após a operação foi deslocada para a Avenida Brasil em frente ao posto de gasolina  cinco esquinas onde há uma grande concentração  de pessoas devido aos bares e points naquele local .
A operação balada segura além da fiscalização possui caráter educativo com o objetivo de conscientizar ao jovem e população que bebida e direção não combinam.
Ao todo 56 motoristas foram abordados entre às 22h de sexta e 3h da madrugada  de sábado, resultando em duas autuações por embriagues, sendo um motoristas flagrados pelo bafômetro com índices entre 0,05 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido e outro apresentou mais de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configuraria  crime de trânsito no qual foi  enquadrado no art. 165 e art. 306 do CTB. Além das penalidades administrativas o motorista foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA)..
Outros três condutores foram autuados por recusa em fazer o teste, sendo penalizado com multa conforme Art. 165 c/c Art. 277: do Código de Trânsito Brasileiro, respondendo a processo administrativo; Três motorista foram autuados pelo Art. 166 por entregar veículo a pessoa que estiver  sem condições de dirigir, Art. 164 entregar veiculo a pessoa não habilitada. Além disso, os veículos foram retidos até apresentação de um motorista habilitado para dirigir.
Carteira Internacional
Foi autuado um condutor no Art. 162 l, por não possuir Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir infração – gravíssima. E  
No momento da abordagem o referido condutor apresentou um documento oriundo de pais estrangeiro alegando ser uma Carteira Internacional de Habilitação no qual não foi reconhecida  e aceita como tal pelos Agentes Municipal de Trânsito e pelos Policiais Militares. No qual o DETRAN/RS após análise enviou um parecer ao Setor Municipal de Trânsito certificando que o referido documento se trata de uma carteira de identificação do Estado Califórnia dos Estados Unidos  e serve somente para identificar seu portador não servindo como documento de habilitação.

Participaram desta ação Policiais Militares da Brigada Militar, Agentes da Autoridade de Trânsito do Município e membros do Comitê Municipal Balada Segura, no qual envolveu um efetivo de 22 pessoas.









sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Neiron assina Decreto que institui oficialmente o Comitê Municipal da Balada Segura

Publicado por: imprensaPublicado em: Em: Notícias, Notícias da Secretaria Municipal do Interior
O prefeito Neiron Viegas assinou, na manhã desta quinta-feira, o Decreto Municipal que institui o Comitê Municipal de Mobilização, Educação e Comunicação da Balada Segura em Cachoeira do Sul.
Com a presença do diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, de membros do Comitê, secretários municipais e autoridades, Kauer abriu os discursos falando que a Balada segura que é vista como uma barreira policial e que na verdade é mais uma questão de educação e conscientização das pessoas para a segurança no trânsito, coibindo imprudências previstas em lei e fazendo com que haja maior responsabilidade, tanto dos condutores, quanto de pedestres, aumentando os cuidados para uma mobilidade melhor.
“Tenho uma grande satisfação e orgulho de ter Cachoeira inserida neste programa, sendo que já foi demonstrado que o trabalho realizado está sendo positivo e já mostrou muitos acertos”, falou Kauer.
Neiron seguiu os discursos falando que acredita em uma união de esforços para que haja sucesso em qualquer atividade relacionada a uma Política Pública. 
“Acho que a questão da Balada Segura é uma das Políticas Públicas mais importantes para a sociedade e ela só funciona porque há envolvimento de toda a sociedade”, falou o prefeito parabenizando o trabalho realizado pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Oberdan Ezequiel.
Em outro momento, o prefeito ainda falou sobre o porque não optou pelas lombadas eletrônicas na cidade. “Optamos pelas lombadas físicas, pois nosso principal objetivo é conscientizar e educar o motorista para que não cometa irregularidades, sendo que este é o nosso papel aqui na Prefeitura”, falou.
Oberdan por sua vez falou que o Setor Municipal de Trânsito tem procurado desenvolver uma série de ações para proporcionar melhorias nas questões pertinentes ao trânsito de Cachoeira do Sul, mas com o foco voltado para a educação, desenvolvendo ações contínuas para proporcionar uma conscientização e uma maior segurança.
COMITÊ – O Comitê da Balada Segura foi previamente instituído no dia 13 de agosto de 2013, quando a presidência do Detran anunciou que a cidade receberia o Programa da Balada Segura. Naquele momento, uma série de ações foram necessárias para implantação da operação e da própria criação do Comitê de Mobilização, Educação e Comunicação da Balada Segura.
SONY DSC
SONY DSC